Como montar uma rede
virtual de conhecimento na minha escola?
Algumas pessoas acham que foco significa
dizer sim para a coisa em que você irá se focar. Mas não é nada disso.
Significa dizer não às centenas de outras boas idéias que existem. Você precisa
selecionar cuidadosamente.
Destaquei esse pensamento de Steve Jobs porque creio que a educação no mundo do conhecimento deve ser cuidadosa e selecionar bem o foco, atingindo novos elementos cognitivos, na perspectiva do que deve ser a escola dessa sociedade. E para essa formação de escola, nós profissionais da educação devemos nos perceber nas diversas redes que a escola tem conexão, quero dizer, tudo que é do Humano reverbera na escola, e temos que trabalhar tranquilamente com o que surgir, pois as diversidades me parecem ser as entranhas da escola. E nesse emaranhado de redes, a escola assume uma posição que exige imparcialidade mas, certeza nos seus propósitos. E ao ler o texto de Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida, (http://eproinfo. mec.gov.br/webfolio/Mod86886/unidade%201/tecnologiaNaEscola.pdf). Pus-me a pensar no espaço micro da escola, portanto, minha rede, a escola em que trabalho. Como essa unidade escolar entende o pensamento em rede? O que é Trabalho em rede?Como seus participantes se posicionam para a busca de soluções? Como otimizar as redes tecnológicas para todos os seus membros?
Mediante esses pensamentos, os quais em data oportuna serão compartilhados, provavelmente no HTPC, creio que minha rede deverá buscar sua maturidade e cuidadosamente selecionar entre diversas possibilidades, as quais estiverem de encontro com o seu perfil, para que, realmente aconteça o empoderamento do conhecimento oferecido no espaço virtual, porque nessa seleção de ações pedagógicas, cada membro vai se reconhecer contribuindo e aprendendo significativamente ,e com essa nova postura dentro da unidade escolar (Rede), surgirá novas posturas de cada um e de todos, as quais provavelmente mudará o jeito desses membros de: pensarem, agirem,sentirem e viver a educação escolar.
Não pensem que estou sendo utópica ou sonhadora,simplesmente estou me pautando pelas evoluções históricas de nossa educação. Talvez ainda tenham muitos céticos com relação ao aprendizado em rede nas escolas, mas quando nos permitimos arriscar boas surpresas podem ocorrer, e o receio que o novo trás se reverterá em novas metodologias, para esta escola que faz parte da sociedade do conhecimento.
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