VOZES FEMININAS

sábado, 4 de abril de 2015

Os caminhos da prática pedagógica

Os caminhos da prática pedagógica
Rosangela Aparecida de Jesus

Tabuleiro de jogo matemático desenvolvido para
 trabalhar multiplicação com meus alunos



O refletir para novas elaborações da prática pedagógica para a sociedade de hoje, está fortemente marcado no artigo de Juan Ignácio Pozo      ( http://www.udemo.org.br/A%20sociedade.pdf) que chama a nossa atenção inicialmente para essa questão de, opiniões e estatísticas contrárias entre as aprendizagens x fracasso; Que encontram-se envolvidos por uma sociedade denunciante da necessidade constante da busca do aprender, que nos levam a mudanças, que levam para outras e assim a novas práticas.
Parece-me uma ciranda de transformações sociais emergentes, em que, todos estão atuando em suas cirandas individuais, no sentido de peneira, limpando e aparando suas arestas do conhecimento; e ao mesmo tempo dentro do seu grupo, na roda da dança da vida.
E dentro das minhas cirandas exercito o refletir, repensar, questionar e rever sempre, os caminhos de minha pratica, pois creio que devemos utilizar as boas experiências já vividas, mas não devemos entrar em condições obsoletas de pensamentos e ações que dão brechas para o fracasso.
Claro que já aconteceram, e continuam acontecendo mudanças benéficas, transformadoras para a pratica pedagógica, mas percebo também que, nos esbarramos em paradigmas cristalizados “pela cultura escolar”, onde, é notório que, ainda muitos profissionais demonstram ações e reações desconfortáveis ao executar afazeres pedagógicos utilizando novas ferramentas tecnológicas.
Meu caminho de reflexão aqui é, o empoderamento da escola mediante os diversos acessos tecnológicos, dando a eles sentido e a devida valorização, fazendo com que possamos senti-los, na grade curricular; nos planejamentos bimestrais, trimestrais, semestrais e anuais; no projeto político pedagógico; nos encontros semanais de professores, enfim, no cotidiano escolar; pois creio que o novo deixa de assustar, a medida em que acaba se tornando parte do dia-a-dia, e que cada um e todos procurem caminhos para utilizar esses acessos tecnológicos, com ações frutíferas, utilizando tudo que está disponível, objetivando, saciar a sede das diversas aprendizagens, e conseqüentemente a diminuição maciça dos fracassos. Evidente que para obtermos sucesso há de ser necessário à humildade do aprender e apreender, pré-requisitos em nossa sociedade atual. Na qual, todos os participantes da instituição escola, possam ter a oportunidade de aprender e ensinar ao mesmo tempo, isto é, quando o professor em sua rotina de sala de aula, realizar os levantamentos prévios do conhecimento de seus alunos, incluir também os tecnológicos.

Para a inclusão deste, o professor deverá estar pré-disposto a aprender com seus alunos, e mediante esses novos conhecimentos, reunir indagações e provocações que levem, seus alunos a elaborações, oportunizando elevar sua criticidade, para que acessem as diversas janelas dos conhecimentos inerentes.       


Nenhum comentário:

Postar um comentário