Os caminhos da prática pedagógica
Rosangela Aparecida de Jesus

Tabuleiro de jogo matemático desenvolvido para
trabalhar multiplicação com meus alunos
O
refletir para novas elaborações da prática pedagógica para a sociedade de hoje,
está fortemente marcado no artigo de Juan Ignácio Pozo ( http://www.udemo.org.br/A%20sociedade.pdf) que chama a nossa
atenção inicialmente para essa questão de, opiniões e estatísticas contrárias
entre as aprendizagens x fracasso; Que encontram-se envolvidos por uma
sociedade denunciante da necessidade constante da busca do aprender, que nos
levam a mudanças, que levam para outras e assim a novas práticas.
Parece-me
uma ciranda de transformações sociais emergentes, em que, todos estão atuando
em suas cirandas individuais, no sentido de peneira, limpando e aparando suas
arestas do conhecimento; e ao mesmo tempo dentro do seu grupo, na roda da dança
da vida.
E
dentro das minhas cirandas exercito o refletir, repensar, questionar e rever
sempre, os caminhos de minha pratica, pois creio que devemos utilizar as boas
experiências já vividas, mas não devemos entrar em condições obsoletas de
pensamentos e ações que dão brechas para o fracasso.
Claro
que já aconteceram, e continuam acontecendo mudanças benéficas, transformadoras
para a pratica pedagógica, mas percebo também que, nos esbarramos em paradigmas
cristalizados “pela cultura escolar”, onde, é notório que, ainda muitos
profissionais demonstram ações e reações desconfortáveis ao executar afazeres
pedagógicos utilizando novas ferramentas tecnológicas.
Meu
caminho de reflexão aqui é, o empoderamento da escola mediante os diversos acessos
tecnológicos, dando a eles sentido e a devida valorização, fazendo com que
possamos senti-los, na grade curricular; nos planejamentos bimestrais,
trimestrais, semestrais e anuais; no projeto político pedagógico; nos encontros
semanais de professores, enfim, no cotidiano escolar; pois creio que o novo
deixa de assustar, a medida em que acaba se tornando parte do dia-a-dia, e que
cada um e todos procurem caminhos para utilizar esses acessos tecnológicos, com
ações frutíferas, utilizando tudo que está disponível, objetivando, saciar a
sede das diversas aprendizagens, e conseqüentemente a diminuição maciça dos
fracassos. Evidente que para obtermos sucesso há de ser necessário à humildade
do aprender e apreender, pré-requisitos em nossa sociedade atual. Na qual,
todos os participantes da instituição escola, possam ter a oportunidade de
aprender e ensinar ao mesmo tempo, isto é, quando o professor em sua rotina de
sala de aula, realizar os levantamentos prévios do conhecimento de seus alunos,
incluir também os tecnológicos.
Para
a inclusão deste, o professor deverá estar pré-disposto a aprender com seus
alunos, e mediante esses novos conhecimentos, reunir indagações e provocações
que levem, seus alunos a elaborações, oportunizando elevar sua criticidade,
para que acessem as diversas janelas dos conhecimentos inerentes.
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