VOZES FEMININAS

sexta-feira, 3 de abril de 2015

O ENSINO A DISTÂNCIA ENTRANDO NO COTIDIANO DE MINHA PRÁXIS PEDAGÓGICA!

O ensino a distância entrando no cotidiano de minha práxis pedagógica!

Após quase vinte e dois anos de magistério, ciente de que a constante reciclagem e formação continuada são duas importantes ferramentas que auxiliam minha práxis, resolvi conhecer mais de perto o EAD. Que já há algum tempo, vem chamando minha atenção quando me deparo com alguma campanha publicitária; pois a imagem que tinha do ensino a distancia era a visão de mais ou menos umas três décadas anteriores que sua finalidade era conhecida como recurso para superação de deficiências educacionais, qualificação profissional e aperfeiçoamento profissional ou somente como atualização. Mas hoje com a atual velocidade que o mundo nos empõe, objetivando suprir a imensa gama de necessidades do conhecimento humano e com tempo e espaços, cada vez mais ligados em cronômetros supersônicos; esse tipo de educação vem contemplar: outras formas de interação no meio educacional, bem como espaço e tempo dentro do sistema educacional. E suas bases estão totalmente amparadas em decreto assegurando sua eficácia, momentos presenciais para avaliações, durabilidade do curso igualado aos presenciais, bem como metodologia de ensino e as demais vantagens e obrigações pertinentes. Sua diferença se caracteriza pela forma de se relacionar os atores: professores x alunos x grupo de estudo. 
Então podemos perceber que os recursos usados para estudar e ensinar se ampliaram, ofertando novas possibilidades para quem quer buscar uma instrução ou curso podendo optar em: presenciais, semipresenciais e à distância.  E o professor, orientador ou tutor, não importa a nomenclatura, não deixa de ser um mediador de aprendizagens, dispõe de diversos recursos para atingir seu propósito, podendo estar próximo de seus alunos; conectados, interligados por tecnologias que levam o nome de telemáticas, como a Internet e em especial as hipermídia. Outros recursos também são usados como: vídeo, CD ROM, notebook, Ipod, celular e outras tantas que aparecerem para facilitar nosso cotidiano, não é mesmo? Fica assim notório que o ensino a distância nos propicia uma comunicação bem ramificada podendo incorporar um número maior de participantes e possibilidades de interação.
Percebo claramente que, quando nos propomos a entrar em contato com essa modalidade de ensino devemos estar pré-dispostos a nos desafiar, pois o aluno é orientado a pesquisar e entender o conteúdo de forma a participar ativamente do objeto de estudo, bem diferente era formação que eu e muitos tiveram, mas vale lembrar que como dizia Belchior “O novo Sempre Vem”, e podemos e devemos nos empoderar desses recursos, principalmente quando exercemos a docência; a final creio que nenhum professor deseja sentir que sua metodologia e técnicas estão obsoletas, pois somos vaidosos com nossa práxis para deixar isso ocorrer, concorda?
Agora que fiz minha iniciação como aluna EAD, quero que essa aventura do conhecimento me surpreenda, encante, absorva, transforme e acima de tudo deixe a marca da produtividade, que tem a sensação orgulhosa do dever cumprido. Não pense que estou fazendo um discurso demagogo, estou falando de sentimentos internos de uma professora que sou, imaginando que milhares de docentes compartilham desse mesmo sentimento, pois compartilhar as angústias já está bem cristalizado historicamente. Minha proposta é que também cristalizemos coisas que nos deixe felizes e orgulhosos, quando olhamos nossa práxis no espelho.
Que nosso espelho nos sorria sempre!


Rosangela Aparecida de Jesus

Bibliografia

Compreenderead.blogspot.com







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