A APROPRIAÇÃO DAS TECNOLOGIAS NA ROTINA
Sabemos que a rotina é um fator que por
muitas vezes nos impede de termos uma formação continuada que desejamos, mas
quando nos propomos a aprender algo, por mais que seja apertada nossa rotina
conseguimos dar um jeitinho, não é mesmo? Quando me deparei com um curso sobre
tecnologia da informação voltada para educação, o qual se ajustava a minha louca
rotina propus-me o desafio. Logo de inicio percebi tratar-se de: Superação,
dedicação e vontade própria; para reter o que estava sendo ofertado, e ter a
possibilidade de aplicá-lo na minha rotina, pois já que sou adepta da máxima “tempo é produtividade” de maneira alguma o tempo dedicado a essa formação traria
prejuízos já que, havia decidido aumentar a minha apropriação das tecnologias
para a pratica pedagógica, o que levou
as horas dedicadas ao estudo individual um mergulho no conteúdo
programático, extraindo das teorias o
que “de verdade” pode contribuir para o fazer pedagógico, pois estamos
acostumadas a nos deparar com teorias
que não dialogam com a pratica, e quando somos levadas a executá-las, aja
didática para adaptar a realidade!
Bom! Vamos voltar para o empoderamento das
tecnologias na minha pratica; iniciou-se por leituras reflexivas dos diversos
autores apresentados. Fazendo um balanço dessas leituras de maneira mais
global, realizei e realizo uma estratégia que amplia o olhar. Acredito que para
fazer um juízo de valor não posso ficar somente com o olhar no recorte do texto
estudado, tenho que olhar além e saber
um pouco mais, lógico que isso vai demandar um pouco mais de tempo, mas garanto
que vale a pena saber mais sobre eles (autores) , obvio que não é possível ter esse olhar apurado com todos, elejo o qual
mais gostei e o que mais incomodou para realizar um olhar mais cuidadoso, e assim, muitas
vezes da para perceber intenções
implícitas dentro de um contexto, até para não ser injusta na analise do mesmo,
pois, acredito que a teoria tem que
dialogar com a pratica sempre, disso não abro mão, e nem fecho os olhos, deve
ser um vício da profissão. Enfim as questões teóricas tiveram esse movimento
que também contou com intervenções pontuais e valorosas da tutoria do curso.
Agora vem a parte mais excitante instalada
na minha rotina, a qual chamo carinhosamente de: ação investigativa e superação
de paradigmas, que ocasionaram uma mudança de postura que, contou com a
instigação, o incentivo e auxilio realizado pela tutoria.
A partir dessa postura, meu globo ocular se
tornou mais rápido e curioso para apropriar-me,e aprender a executar uma
diversidade de recursos tecnológicos disponíveis e de fácil acesso na web. Essa
experiência vem modificando minha pratica, trazendo segurança para planejar
aulas totalmente pautadas e executadas com as tecnologias da informação, posso concluir que o olhar para o meu planejamento se tornou digital.
Nenhum comentário:
Postar um comentário