VOZES FEMININAS

sexta-feira, 15 de maio de 2015

O EMPODERAMENTO DO OLHAR DIGITAL

A APROPRIAÇÃO DAS TECNOLOGIAS NA ROTINA
Resultado de imagem para imagem de olho

Sabemos que a rotina é um fator que por muitas vezes nos impede de termos uma formação continuada que desejamos, mas quando nos propomos a aprender algo, por mais que seja apertada nossa rotina conseguimos dar um jeitinho, não é mesmo? Quando me deparei com um curso sobre tecnologia da informação voltada para educação, o qual se ajustava a minha louca rotina propus-me o desafio. Logo de inicio percebi tratar-se de: Superação, dedicação e vontade própria; para reter o que estava sendo ofertado, e ter a possibilidade de aplicá-lo na minha rotina, pois já que sou adepta da máxima  “tempo é produtividade”   de maneira alguma  o tempo dedicado a essa formação traria prejuízos já que, havia decidido aumentar a minha apropriação das tecnologias para  a pratica pedagógica, o que levou as horas dedicadas ao estudo individual um mergulho no conteúdo programático,  extraindo das teorias o que “de verdade” pode contribuir para o fazer pedagógico, pois estamos acostumadas a  nos deparar com teorias que não dialogam com a pratica, e quando somos levadas a executá-las, aja didática para adaptar a realidade!
Bom! Vamos voltar para o empoderamento das tecnologias na minha pratica; iniciou-se por leituras reflexivas dos diversos autores apresentados. Fazendo um balanço dessas leituras de maneira mais global, realizei e realizo uma estratégia que amplia o olhar. Acredito que para fazer um juízo de valor não posso ficar somente com o olhar no recorte do texto estudado, tenho que olhar além  e saber um pouco mais, lógico que isso vai demandar um pouco mais de tempo, mas garanto que vale a pena saber mais sobre eles (autores) , obvio que não é possível ter  esse olhar apurado com todos, elejo o qual mais gostei e o que mais incomodou para realizar  um olhar mais cuidadoso, e assim, muitas vezes da para perceber  intenções implícitas dentro de um contexto, até para não ser injusta na analise do mesmo, pois, acredito que a teoria  tem que dialogar com a pratica sempre, disso não abro mão, e nem fecho os olhos, deve ser um vício da profissão. Enfim as questões teóricas tiveram esse movimento que também contou com intervenções pontuais e valorosas da tutoria do curso.
Agora vem a parte mais excitante instalada na minha rotina, a qual chamo carinhosamente de: ação investigativa e superação de paradigmas, que ocasionaram uma mudança de postura que, contou com a instigação, o incentivo e auxilio realizado pela tutoria.
A partir dessa postura, meu globo ocular se tornou mais rápido e curioso para apropriar-me,e aprender a executar uma diversidade de recursos tecnológicos disponíveis e de fácil acesso na web. Essa experiência vem modificando minha pratica, trazendo segurança para planejar aulas totalmente pautadas e executadas com as tecnologias da informação, posso concluir  que o olhar para o meu planejamento se tornou digital.



Nenhum comentário:

Postar um comentário