Como se
projetar para realizar um bom trabalho?
“Não é na
ciência que está a felicidade, mas na aquisição da ciência.”
Edgar Allan Poe
Antes de responder essa questão e teorizar
as questões que envolvem um projeto, abro um parêntese de emoções, nomeei assim
porque é notória a erupção vulcânica dos nossos sentimentos quando temos que
defini-lo no inicio de cada ano letivo, pois há uma gama de possibilidades que
passam pelos temas atuais até as notórias necessidades apontadas pela comunidade
escolar, como solucionar essa questão de tamanha diversidade? O mais correto que pode acontecer então, é a
votação, nem quero mencionar quando ele é imposto por instancias superiores,
voltando, muitas vezes o tema vencedor não é o que desejamos, o que fazer
então? Só vejo uma opção sensata, procurar algo dentro do tema que lhe pode
parecer interessante de ser desenvolvido com sua turma, nessa situação temos
que converter o sentimento de frustração para, determinação, e deixar nossa
versatilidade assumir o comando dos trabalhos, pois ela é extraída de uma
coletânea de experiências profissionais bem ou mal sucedidas em nossa
trajetória, isso não depende exclusivamente dos anos de efetivo exercício, mas do
constante exercício de resignificações em nossa pratica cotidiana.
A
versatilidade tem que ser intensificada, quando o projeto ou parte dele, não é
somente desenvolvido por sua turma, e você deve partilhar com um colega que,
não coaduna das mesmas intenções. Isso já me ocorreu. Não foi fácil, mas com
uma certa diplomacia tudo pode ser revertido de forma produtiva, pois como já
dizia Eurípedes “projetos conjuntos têm mais chance de
sucesso quando se beneficiam de ambos os lados.”
Então, após uma explanação tranquila das suas intenções e desejos sobre
o projeto podemos, nos aventurar pelos caminhos desenhos pelas etapas do
projeto, almejando benéficas surpresas até atingirmos o produto final.
A partir desse
momento vem à fase mais interessante, o planejamento, que nos permite
sonhar,desejar e ambicionar coisas possíveis e outras aparentemente impossíveis;
o charme de um projeto está exatamente nesse ponto, quebrar barreiras em
diversas instancias, iniciando-se pelas barreiras intimas e as expandido pela
comunidade escolar, sem deixar nenhum pensamento derrotista fortalecer as
barreiras. O máximo que podemos permitir é pegar um desvio, que provavelmente
nos mostrara também boas conclusões, dessa maneira poderemos projetar o nosso
perfil profissional dentro desse trabalho, tendo a certeza que o melhor ta por
vir.
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