VOZES FEMININAS

domingo, 17 de maio de 2015

A ESCOLA E SEUS PROJETOS


Como se projetar para realizar um bom trabalho?

“Não é na ciência que está a felicidade, mas na aquisição da ciência.”
Edgar Allan Poe

Antes de responder essa questão e teorizar as questões que envolvem um projeto, abro um parêntese de emoções, nomeei assim porque é notória a erupção vulcânica dos nossos sentimentos quando temos que defini-lo no inicio de cada ano letivo, pois há uma gama de possibilidades que passam pelos temas atuais até as notórias necessidades apontadas pela comunidade escolar, como solucionar essa questão de tamanha diversidade?  O mais correto que pode acontecer então, é a votação, nem quero mencionar quando ele é imposto por instancias superiores, voltando, muitas vezes o tema vencedor não é o que desejamos, o que fazer então? Só vejo uma opção sensata, procurar algo dentro do tema que lhe pode parecer interessante de ser desenvolvido com sua turma, nessa situação temos que converter o sentimento de frustração para, determinação, e deixar nossa versatilidade assumir o comando dos trabalhos, pois ela é extraída de uma coletânea de experiências profissionais bem ou mal sucedidas em nossa trajetória, isso não depende exclusivamente dos anos de efetivo exercício, mas do constante exercício de  resignificações  em nossa pratica cotidiana.
A versatilidade tem que ser intensificada, quando o projeto ou parte dele, não é somente desenvolvido por sua turma, e você deve partilhar com um colega que, não coaduna das mesmas intenções. Isso já me ocorreu. Não foi fácil, mas com uma certa diplomacia tudo pode ser revertido de forma produtiva, pois como já dizia Eurípedes “projetos conjuntos têm mais chance de sucesso quando se beneficiam de ambos os lados.”  Então, após uma explanação tranquila das suas intenções e desejos sobre o projeto podemos, nos aventurar pelos caminhos desenhos pelas etapas do projeto, almejando benéficas surpresas até atingirmos o produto final.
A partir desse momento vem à fase mais interessante, o planejamento, que nos permite sonhar,desejar e ambicionar coisas possíveis e outras aparentemente impossíveis; o charme de um projeto está exatamente nesse ponto, quebrar barreiras em diversas instancias, iniciando-se pelas barreiras intimas e as expandido pela comunidade escolar, sem deixar nenhum pensamento derrotista fortalecer as barreiras. O máximo que podemos permitir é pegar um desvio, que provavelmente nos mostrara também boas conclusões, dessa maneira poderemos projetar o nosso perfil profissional dentro desse trabalho, tendo a certeza que o melhor ta por vir.  
  

    

Nenhum comentário:

Postar um comentário