VOZES FEMININAS

domingo, 26 de março de 2017

PROJETO –TÚNEL DO TEMPO

UMA VIAGEM ATRAVÉS DA ARTE DE SER HUMANO!


                                              A condição humana deveria ser o objeto essencial de todo o ensino. Conhecer o humano é, antes de mais nada, situá-lo no universo, e não separá-lo dele. Todo conhecimento deve contextualizar seu objeto, para ser pertinente. “Quem somos?” é inseparável de “Onde estamos”, “De onde viemos” e, “Para onde vamos?” (MORIN, cap..III)
 JUSTIFICATIVA
 Sabemos que as questões que envolvem a evolução telúrica  despertam muito interesse e curiosidade em todas as fases da vida, fascínio e velocidade? Sabemos que  a evolução ocorre em uma escala de tempo infinitamente maior do que o tempo de existência de qualquer espécie de ser vivo, seja ele um inseto que dure algumas semanas, uma árvore que tenha 400 anos ou seres humanos que tem, quase sempre, menos de um século de vida. E é quase com a mesma rapidez que, a curiosidade das crianças é demonstrada nos diversos momentos vividos no ambiente escolar.
Durante uma conversa pedagógica dos professores da turma do 2º ano A, notou-se essa curiosidade e fascínio sobre os assuntos propostos em aula. A arte rupestre, a evolução da espécie humana e as potencialidades físicas foram assuntos que evocaram e aguçaram o poder investigativo da turma.  
Para corroborar com essa curiosidade investigativa a proposta é  que, a ciência Humana dialogue com as ciências da natureza e suas tecnologias para que juntas forneçam mecanismos de percepção, visualização, criatividade e elaboração para sanar muitas perguntas e indagações pertinentes à idade, objetivando que  descubram suas verdades com autonomia o que nos parece  muito nato, pois sabemos que o conhecimento do meio é basilar  para a sobrevivência.
 O objetivo da educação, portanto, não consistirá na transmissão de verdades, informações, demonstrações, modelos etc., e sim em que o aluno aprenda, por si próprio, a conquistar essas verdades, mesmo que tenha de realizar todos os tateios pressupostos por qualquer atividade real. Autonomia intelectual será assegurada pelo desenvolvimento da personalidade e pela aquisição de instrumental lógico-racional. A educação deverá visar que cada aluno chegue a essa autonomia (MIZUKAMI, 1986, p.71). 
 Para ilustrar um pouco mais as indagações humanas acerca da evolução recorremos ao antropólogo americano Loren Eiseley que, era também poeta, e escreveu um ensaio chamado “Por que estamos aqui”, onde ele descrevia a angustia do ser humano para descobrir a sua origem. Em um diálogo com a ciência, este ser humano indagador ouviu:

 “... Você é uma criança trocada. Está ligado, por uma cadeia genética, a todos os vertebrados. A questão é que você carrega no corpo e no cérebro as feridas ainda doloridas da evolução. Suas mãos são nadadeiras reformadas, seus pulmões vem de uma criatura que arfava num pântano, seu fêmur foi aprumado à força. Seu pé é uma pata trepadora remodelada. Você é uma boneca de trapo recosturada com a pele de animais extintos. Muito tempo atrás, 2 milhões de anos talvez, você era menor, seu cérebro não era tão grande. Não temos certeza de que era capaz de falar. Setenta milhões antes disso, era uma criatura trepadora ainda menor, conhecida como tupaídeo. Tinha o tamanho de um rato. Comia insetos. Agora voa até a Lua.”(Eiseley)

Objetivo Geral:
ü      Criar vivências que possibilitem aos alunos compreensão de questões objetivas e subjetivas que envolvem o percurso da evolução humana.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

ü      Compreender que o conhecimento científico é uma atividade humana em permanente construção;

ü      Reconhecer semelhanças e diferenças nos modos que diferentes grupos sociais se apropriam da natureza e a transformam;

ü      Problematizar a historicidade de algumas práticas culturais, familiares e escolares no presente e no passado;

ü      A infância hoje e ontem (brinquedos e brincadeiras, práticas escolares), utilizando as cantigas e brincadeiras de roda para desenvolver a oralidade, expressão corporal, orientação espacial e motricidade;

ü      Propiciar momentos para o desenvolvimento do pensamento artístico e da percepção estética através das diversas linguagens da arte como um meio de comunicação, de transformação social (ontem e hoje), de integração ao grupo, de conhecimento próprio  e de acesso à cultura.

Publico alvo
  • Alunos do 2º ano A

Duração do projeto
  • Sete meses

Profissionais envolvidos
  • Professora regente de sala;
  • Professora de arte;
  • Professora de Educação física.

 Disciplinas:
         ARTE
         CIÊNCIAS;
         EDUCAÇÃO FÍSCIA;
         GEOGRAFIA;
         HISTÓRIA.

Conteúdos:.     
  • Arte: Arte rupestre: vestimenta, instrumentos, ferramentas, alimentação, costumes, desenhos e moradia;
  • Ciências: A natureza e suas transformações; Os seres vivos e seus ambientes; Fases da vida e as diferentes características do corpo humano.
  • Educação física: Um livro chamado brinquedo; Na ciranda, na roda, no palco da dança folclórica; Desafiando os limites corporais.
  • Geografia: As transformações nas moradias e nas paisagens; Meios e sistemas de transporte.
  • História: Memória e infância; Transformações; Nossas heranças indígenas e Africanas; Meios de comunicação. 
Metodologia:
Utilização de diferentes gêneros textuais que abordem o conteúdo (narrativo, relato, expositivo e argumentativo).
         Produção de textos coletivos;
         Confecção de esculturas de argila;
         Exercícios de percepção corporal

Recursos didáticos:
         Recursos midiáticos (máquina fotográfica, filmadora, celular, microfone, caixa amplificadora, data show, rádio, TV, DVD  dentre outros).

         Filmes, livros de literatura, jornais, vídeos.

Produto final:
    Construção coletiva de um túnel físico que abrigue as elaborações construídas pela turma, transformando-se em ação viva através da expressão corporal, plástica e teatral.

          CD com as etapas do processo e a elaboração artística.

Avaliação
Será realizado em toda etapa de seu desenvolvimento através da observação e registros dos professores, permitindo assim planejar e replanejar as demais etapas, a fim de documentar os progressos de desenvolvimento das crianças, suas habilidades e competências adquiridas durante o projeto.

Considerações finais
Uma viagem pelo túnel do tempo, o qual só é possível pelo incrível poder que o Homem tem de perpetuar seus registros históricos sacramentando que, a cada problema colocado pela natureza, o Homem respondeu com a sua inteligência, sensibilidade, talento e espírito criador, encontrando soluções que lhe asseguram hipóteses de sobrevivência física e cultural, sejam quais forem às modificações. A contemporaneidade nos trouxe uma evolução mais cultural que física, o que é uma vantagem que assegura um progresso veloz  em nossa linha evolutiva.

Anexo
Material de apoio em uso

Referências Bibliográficas

BONILLA, Maria Helena Silveira. Escola aprendente: para além da sociedade da informação. Rio de Janeiro: Quartet, 2005.

KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: O novo ritmo da informação – Campinas. SP: Papirus, 2007.

MIZUKAMI, M.G.N. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986.
Vídeos

Morin, Edgar, 1921- Os sete saberes necessários à educação do futuro / Edgar Morin ; tradução de Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya ; revisão técnica de Edgard de Assis Carvalho. – 2. ed. – São Paulo : Cortez ; Brasília, DF : UNESCO, 2000. Disponível  em pdf.


 ANEXOS



Vídeos
  • Era uma vez o Homem – diversos episódios

  • Lolo Barnabé

  • A origem dos jogos e brincadeiras

  • Rupi o menino das cavernas

  • Do átomo ao universo

Livros
 








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