VOZES FEMININAS

terça-feira, 25 de outubro de 2016

SONHOS POSSÍVEIS


SOFTWARE LIVRE POR QUE NÃO?



Para iniciar vamos conceituar um pouco o terno. Software  é conjunto de componentes lógicos de um computador ou sistema de processamento de dados; programa, rotina ou conjunto de instruções que controlam o funcionamento de um computador; suporte lógico. Eles são divididos em dois grupos, o proprietário que é  privativo ou não livre é um software para computadores que é licenciado com direitos exclusivos para o produtor. Conforme o local de comercialização do software este pode ser abrangido por patentes, direitos de autor assim como limitações para a sua exportação e uso em países terceiros. Agora o livre os usuários são livres para executar, copiar, distribuir, estudar, mudar e melhorar o software. O Linux é um sistema operacional livre, na verdade, o Linux é parte de um todo, mais precisamente, é um kernel de código-fonte aberto, que foi, e é desenvolvido ao longo do tempo graças à colaboração voluntária de desenvolvedores de várias partes do mundo.   É  totalmente gratuito claro que existem distribuições em que você pode pagar para ter suporte, programas mais elaborados, entre outras coisas. Mas você não é obrigado a isso e o melhor, também não paga sem ter conhecimento, paga se quiser. Além disso, você pode escolher a distribuição que mais se adéqua às suas necessidades e baixá-la gratuitamente da Internet.
Pensando nessas questões e no atual momento econômico, precisamos urgentemente deixar pré-conceitos estabelecidos e procurar soluções e facilidades para equipar o mundo da educação com tecnologias que: estimulem o aprendizado dessa geração chamada de Y e propicie ao professor ferramentas tecnológicas acessíveis objetivando equiparar, a realidade acadêmica com a realidade virtualíssima que existe fora dos muros da escola.
O virtual tem que ocupar de fato seu espaço dentro das estratégias pedagógicas de cada dia, tornando as aulas mais atraentes e estimulantes. Este é um sonho possível sim! Pois já que somos formadores de opinião, devemos usar as nossas estratégias persuasivas e mostrar as vantagens de uma tecnológica sem grandes custos.
Podemos começar com conversas  pequenas, em nossa escola com os pares, coordenação pedagógica, Direção e comunidade; fortalecendo assim uma identidade tecnológica para depois levar ideias e soluções para instâncias maiores.
Não esqueci da crise econômica não!!! Por que não podemos fazer campanhas para que as empresas, entidades e pessoas físicas se sensibilizem com os nossos escassos recursos tecnológicos e, doem  computadores para suprir nossa demanda, pois, temos software livre para ser explorado e, bem utilizado nas aulas de cada dia!
Isso é uma questão de cultura, pois, é corriqueiro,  empresas e pessoas em geral que fazem doações para escola, mas essas doações estão concentradas em materiais pedagógicos já muito conhecidos por todos. Temos que colocar para a sociedade que, tecnologia é um poderoso material pedagógico sim!

Precisamos sedimentar estratégias pedagógicas tecnológicas em nosso planejamento semanal de forma natural e urgente. Claro que há muitos profissionais que já fizeram essa incorporação no planejamento, mas, precisamos de muito mais para colocar a escola em patamares modernos e vanguardistas em consonância com os demais seguimentos sociais.   

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