A ESSÊNCIA
REVELA AS MAIS LINDAS AÇÕES!
Todas as etapas do projeto foram
pensadas, sentidas e criadas de acordo com os princípios da ONU. Seus artigos
foram trabalhados com ações que possibilitavam que cada um e todos pudessem se
colocar no lugar do outro!
Antes de iniciar a primeira etapa
do projeto que, visava recriar o outro dentro de ti; iniciou-se uma série de
ações pedagógicas para que a turma se permitisse perceber: sentindo,
agindo, questionando e se emocionando com as coisas do universo humano, pois,
se há muita contradição nesse universo na, compreensão de um adulto, imaginem na
condição de pré-adolescente?
Nessa fase da vida existe uma
ciranda de valores se formando, consolidando e questionando, levando o
pré-adolescente a uma louca gangorra de emoções que, necessita de uma grande
escuta, dialogo e orientações para que,
ele tenha tranquilidade para fazer juízos de valores que o conduzam para
um caminho de elaborações conscientes e
críticas em sua trajetória de vida!
Nossa!!! Como foi difícil saber de
tudo isso e, elaborar um planejamento que respeitasse essa imensa gama de
valores e universos particulares. Essa foi a tarefa mais delicada de todo o
projeto, lidar com o sentimento humano requer, um cuidado supremo para, não
desencadear sentimentos ou traumas dos quais o pobre e simples mortal professor
não poderá dar conta.
Puxa!!! Foi desafiante, mas,
aparentemente não violei o universo particular de ninguém.
O feedback foi bom, pudemos entrar
no projeto com muita tranquilidade e mensuramos bons resultados nas avaliações
de cada etapa.
Ah! Sem contar que todos os
conteúdos propostos para o ano do ciclo foram contemplados dentro e no
andamento do projeto, dando um contorno real e atual para conteúdos propostos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário