VOZES FEMININAS

sexta-feira, 21 de outubro de 2016

LEGISLAÇÃO PARA QUE TE QUERO!!??!!


Recebi um e-mail sobre o post das abordagens curriculares na educação infantil, que dentre outras coisas, mencionava que era  encantador as abordagens que estudo, e indagavam se um dia nossa educação atingiria esse patamar? Tivemos uma boa conversa concluindo que: Nós professores temos que nos apropriar mais das questões legais educacionais objetivando perceber os meandros de cada  lei, parecer, resolução, etc, etc e etc ...., Para que nossa atuação seja orientada pelo caminho  da excelência, pois, muitas coisas dessas abordagens estão contidas na nossa legislação.  
Como informação que não é divulgada não vira conhecimento, destaco um parecer muito interessante que, vale a pena ser lido na sua integra, ele foi tema de elaborações individuais no curso, abaixo está um modesto resumo.  
No parecer CNE/CEB n. 20/2009 o relator faz considerações importantes sobre os tempos e espaços na educação infantil, muito resumidamente podemos dizer que:  A exploração faz parte dos processos de aquisição do conhecimento, então, todos os ambientes dentro do espaço escolar podem e devem ser utilizados como ferramentas pedagógicas respeitando a idade e particularidade de cada aluno. Além dos espaços escolares os externos também podem ser explorados para novas elaborações.
Com relação ao papel do professor na organização de tempo e espaços é descrito que: O professor deve ser um articulador na organização do espaço e materiais para que seus alunos tenham a possibilidade de exercer plenamente sua criatividade, nas mais diversas formais: Gestuais, oral, corporais, imaginativas, expressões através do desenho e tentativas para a escrita. Essa criança é reconhecida como:  Sujeito principal dentro do processo educacional, portanto, ele também organiza o espaço podendo direcionar ações como: modificar os espaços de atuação, explorar e reinventar para que suas elaborações possam ser as mais significativas possíveis em seu percurso de aprendizagem.
A orientação desse documento com relação a infraestrutura tem um olhar cuidadoso com: Espaços para crianças de 0 a 1 ano, Salas de atividades para crianças de 1 a 6 anos, Sala multiuso, Área administrativa, Banheiros, Pátio coberto, Áreas necessárias ao serviço de alimentação e Área externa. E acredito que se pensarmos um pouco mais profundamente sobre a  exploração do entorno da escola como ambiente educativo, poderíamos assegurar esse riquíssimo recurso pedagógico como um item obrigatório e fundamental no PPP das escolas.  
O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil trás orientações sobre o tempo e espaço na educação infantil nos colocando que: O planejamento é fundamental para a organização do tempo e do espaço no ambiente educacional, que, podem ser em todos os espaços da unidade escolar e em seu entorno. As articulações de diversos elementos devem estar sincronizadas que vão desde a organização do mobiliaria até um prévio agendamento em espaços internos e externos. A classificação desse planejamento é de fundamental importância podendo ser dividida em três etapas: Atividades permanentes que são realizadas com freqüência diária ou semanal fazendo parte, rodas de história e conversa, brincadeiras em diversos espaços, ateliê, atividades diversificadas e cuidados com o corpo;  Na seqüência de atividades é proposto desafios para que os alunos paulatinamente cheguem na resolução de problemas; e no  projeto de trabalho seu foco principal é a visibilidade de soluções de problemas ( produto final) compartilhados com o aluno e a comunidade escolar.

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