Recebi
um e-mail sobre o post das abordagens curriculares na educação infantil, que
dentre outras coisas, mencionava que era encantador as abordagens que estudo, e
indagavam se um dia nossa educação atingiria esse patamar? Tivemos uma boa
conversa concluindo que: Nós professores temos que nos apropriar mais das questões
legais educacionais objetivando perceber os meandros de cada lei, parecer, resolução, etc, etc e etc ...., Para
que nossa atuação seja orientada pelo caminho da excelência, pois, muitas coisas dessas
abordagens estão contidas na nossa legislação.
Como
informação que não é divulgada não vira conhecimento, destaco um parecer muito
interessante que, vale a pena ser lido na sua integra, ele foi tema de elaborações
individuais no curso, abaixo está um modesto resumo.
No
parecer CNE/CEB n. 20/2009 o relator faz considerações importantes sobre os
tempos e espaços na educação infantil, muito resumidamente podemos dizer que: A exploração faz parte dos processos de
aquisição do conhecimento, então, todos os ambientes dentro do espaço escolar
podem e devem ser utilizados como ferramentas pedagógicas respeitando a idade e
particularidade de cada aluno. Além dos espaços escolares os externos também
podem ser explorados para novas elaborações.
Com
relação ao papel do professor na organização de tempo e espaços é descrito que:
O professor deve ser um articulador na organização do espaço e materiais para
que seus alunos tenham a possibilidade de exercer plenamente sua criatividade,
nas mais diversas formais: Gestuais, oral, corporais, imaginativas, expressões
através do desenho e tentativas para a escrita. Essa criança é reconhecida
como: Sujeito principal dentro do
processo educacional, portanto, ele também organiza o espaço podendo direcionar
ações como: modificar os espaços de atuação, explorar e reinventar para que
suas elaborações possam ser as mais significativas possíveis em seu percurso de
aprendizagem.
A
orientação desse documento com relação a infraestrutura tem um olhar cuidadoso
com: Espaços para crianças de 0 a 1 ano, Salas de atividades para crianças de 1
a 6 anos, Sala multiuso, Área administrativa, Banheiros, Pátio coberto, Áreas
necessárias ao serviço de alimentação e Área externa. E acredito que se
pensarmos um pouco mais profundamente sobre a exploração do entorno da escola como ambiente
educativo, poderíamos assegurar esse riquíssimo recurso pedagógico como um item
obrigatório e fundamental no PPP das escolas.
O
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil trás orientações sobre
o tempo e espaço na educação infantil nos colocando que: O planejamento é
fundamental para a organização do tempo e do espaço no ambiente educacional,
que, podem ser em todos os espaços da unidade escolar e em seu entorno. As
articulações de diversos elementos devem estar sincronizadas que vão desde a
organização do mobiliaria até um prévio agendamento em espaços internos e
externos. A classificação desse planejamento é de fundamental importância
podendo ser dividida em três etapas: Atividades permanentes que são realizadas
com freqüência diária ou semanal fazendo parte, rodas de história e conversa, brincadeiras
em diversos espaços, ateliê, atividades diversificadas e cuidados com o corpo; Na seqüência de atividades é proposto desafios
para que os alunos paulatinamente cheguem na resolução de problemas; e no projeto de trabalho seu foco principal é a
visibilidade de soluções de problemas ( produto final) compartilhados com o
aluno e a comunidade escolar.

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