VOZES FEMININAS

sábado, 9 de abril de 2016

PRINCÍPIOS PARA O SUCESSO DE UM PROJETO



QUAL A COMUNIDADE QUE ME CERCA?

Quando falamos em princípios nos remetemos a concepções e ações norteadoras dentro da prática pedagógica, individual de cada profissional que, vai ao longo de sua carreira se somando a outras pelo caminho. Essas experiências constroem o perfil profissional de cada professor, o qual também faz um movimento de adaptação para as diretrizes das redes de ensino na qual está inserido, mas independente da rede pertencente, algumas posturas profissionais estão enraizadas em nossa práxis. Um exemplo bem comum é aquelas frases de adjetivação costumeiramente proferidas como: “Aquela professora é ótima alfabetizadora”. “Como esse professor consegue excelentes resultados trabalhando com a sala em grupos?” E assim por diante. É nesse sentido, o discurso aqui pretendido, ações que determinam um perfil profissional, facilmente identificado pelo grupo de trabalho, pois, nos demonstram a identificação do profissional por determinada ação pedagógica, a qual lhe traz prazer na realização e consequentemente sucesso. Também salientamos que quando o professor realiza uma ação pedagógica que não lhe parece muito confortável e, obtém resultados positivos é natural que, se instale um novo olhar para essa ação e seu uso se torna mais habitual e tranqüilo.
Agora partindo desse preâmbulo vamos entrar nas questões do trabalho com projetos e lincar alguns princípios que nos parece fundamental para obter satisfação na sua realização:

1)    A escola deve construir uma definição coletiva do projeto e para que serve?  
2)   Deve ser definido em conjunto (professor e aluno);
3)   Um projeto deve servir para um aprendizado significativo;
4)   Propiciar mudanças de paradigmas;
5)   Deve ter uma amplitude para a comunidade escolar, bem como sua participação efetiva.

Podemos agora partir para nossa indagação, a comunidade que me cerca?
Ao longo da carreira pertenci a uma variação de comunidades que, colaboraram na extensão do olhar e das práticas, mas vou concentrar as elaborações na comunidade atual que estou a 6 anos. Ela tem um perfil atípico, pois, em sua grande maioria os alunos não residem no bairro, vindos de outras regiões e até municípios. A escola está localizada na região central da cidade e criou-se uma cultura, a qual não concordo, que a escola tem melhor qualidade que outras da rede em diferentes bairros.
Esse dado é um ótimo ponto de partida para nossa observação.
A comunidade em questão deseja de fato uma boa qualidade na educação dos filhos, pois, muitos pagam transporte escolar a custo alto para manter o filho na unidade escolar, mas em contra partida há uma dificuldade maior em ter uma presença constante dos mesmos, embora, solicitados a presença se faz.
Se a qualidade da educação está no inconsciente coletivo da comunidade por que não aproveitar e usar essa característica para elevar de fato e de direito os índices da qualidade? Como agir? Tem alguma fórmula? Bom, já sabemos que não existe nenhuma formula pronta, mas, a nossa experiência nos proporciona observar ações bem sucedidas e aplicá-las em nossa realidade, adaptando-as conforme a necessidade e nossas convicções. Dentro dessa linha de raciocínio me valendo da busca pela qualidade primeiramente procuro levantar as expectativas dos pais na primeira reunião e, já solicitando ações conjuntas embasadas na parceria para atingirmos os objetivos juntos; logo no inicio do ano letivo já convido para participarem de atividades em sala;  buscar meios de aproximação com os mais distantes ou que demonstraram uma certa residência; e acima de tudo tratar o outro como eu gostaria de ser trato mesmo em momentos de conflitos.
Dessa maneira sempre obtive resultados frutíferos e uma participação atuante dos pais que, acabam topando participar efetivamente dos projetos realizados pela turma.
A parceria do ano anterior foi extremamente frutífera rendendo uma aprendizagem significativa para todos. Este ano os caminhos da parceria já começaram a se desenhar, desejo que todas as mãos juntas pintem essa história com um colorido significativo para cada um e todos!


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