VOZES FEMININAS

domingo, 17 de abril de 2016

Os filósofos que guiam minha prática

O aprendizado significativo se constrói dentro de uma mediação democrática!


"O aprendizado se dá quando compartilhamos experiências, e isso só é possível num ambiente democrático, onde não haja barreiras ao intercâmbio de pensamento”.


São diversos filósofos que norteia minha pratica e meus estudos, mas para balizar critérios no fazer pedagógico  por projetos o destaque é para John Dewey que, em sua corrente pedagógica defende a execução prática e efetiva por parte do aluno para um aprendizado significativo.
Os questionamentos educacionais desse norte-americano que viveu no séc 20 e presenciou diversas mudanças sociais era que: A educação não acompanhava as novas mudanças sociais, científicas e psicológicas que emergiam, continuando a utilizar métodos tradicionais em seu cotidiano, portanto, deixando fora do ambiente escolar as questões que envolvem mudanças de posturas sociais emergente. Mediante sua bandeira democrática criou uma universidade-exílio para acolher estudantes perseguidos em países de regime totalitário.
Para dar  credibilidade a sua corrente filosófica, Dewey criou  uma escola-laboratório ligada à universidade onde lecionava para testar métodos pedagógico, pois para ele uma educação significativa se estabelece em “uma constante reconstrução da experiência, de forma a dar-lhe cada vez mais sentido e a habilitar as novas gerações a responder aos desafios da sociedade".

            A escola-laboratório criada por        Dewey  em Chicago: a prática  acima de tudo

Então fica claro nessa pequena explanação que, esse filósofo acreditava na prática como ação transformadora do Ser Humano, com ações democráticas que levam para um aprendizado transformador.
Pelas minhas atuais experiências, como mediadora nos projetos desenvolvidos em sala, a corrente  deweyana norteia as elaborações de cada um e todos!

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