O
aprendizado significativo se constrói dentro de uma mediação democrática!
"O aprendizado se dá quando
compartilhamos experiências, e isso só é possível num ambiente democrático,
onde não haja barreiras ao intercâmbio de pensamento”.
São
diversos filósofos que norteia minha pratica e meus estudos, mas para balizar
critérios no fazer pedagógico por projetos
o destaque é para John Dewey que, em sua corrente pedagógica defende a execução
prática e efetiva por parte do aluno para um aprendizado significativo.
Os
questionamentos educacionais desse norte-americano que viveu no séc 20 e
presenciou diversas mudanças sociais era que: A educação não acompanhava as
novas mudanças sociais, científicas e psicológicas que emergiam, continuando a
utilizar métodos tradicionais em seu cotidiano, portanto, deixando fora do
ambiente escolar as questões que envolvem mudanças de posturas sociais emergente.
Mediante sua bandeira democrática criou uma universidade-exílio para acolher
estudantes perseguidos em países de regime totalitário.
Para
dar credibilidade a sua corrente
filosófica, Dewey criou uma
escola-laboratório ligada à universidade onde lecionava para testar métodos pedagógico,
pois para ele uma educação significativa se estabelece em “uma constante reconstrução da experiência, de forma
a dar-lhe cada vez mais sentido e a habilitar as novas gerações a responder aos
desafios da sociedade".
A escola-laboratório
criada por Dewey em
Chicago: a prática acima de tudo
Então fica claro nessa pequena explanação que, esse filósofo
acreditava na prática como ação transformadora do Ser Humano, com ações
democráticas que levam para um aprendizado transformador.
Pelas minhas atuais experiências, como mediadora nos projetos
desenvolvidos em sala, a corrente
deweyana norteia as elaborações de cada um e todos!
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