PODEMOS AMPLIAR NOSSAS AÇÕES EM UM PROJETO?
Para aprofundar um pouco mais sobre a filosofia que permeia os
projetos que venho desenvolvendo com meus alunos, indico a leitura de um artigo
de Léa da Cruz Fagundes, Co-Autores Luciane Sayuri Sato/ Débora Laurino Maçada,
com o título “Projetos?O que é ? Como se faz?” O qual nos faz refletir sobre as
posturas e ações pedagógicas no ambiente escolar e seus diversos entendimentos.
A reflexão do referido artigo nos permite um olhar mais cuidadoso
nas ações que envolvem um projeto. Coloco abaixo o quadro da Autora que,
esclarece algumas questões filosóficas sobre sua execução.
ENSINO X APRENDIZAGEM
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Ensino por projetos
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Aprendizagem por projetos
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§
Autoria:
Quem escolhe o tema?
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Professores, coordenação pedagógica
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Alunos e professores individualmente e, ao
mesmo tempo, em cooperação
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Contextos
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Arbitrado por critérios externos e formais
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Realidade da vida do aluno
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A quem satisfaz?
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Arbítrio da seqÃ?¼ªncia de conteÃ?ºdos do
currículo
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Curiosidade, desejo, vontade do aprendiz
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Decisões
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Hierárquicas
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Heterárquicas
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Definições de regras, direções e atividades
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Impostas pelo sistema, cumpre determinações sem
optar
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Elaboradas pelo grupo, consenso de alunos e
professores
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Paradigma
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Transmissão do conhecimento
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Construção do conhecimento
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Papel do professor
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Agente
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Estimulador/orientador
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Papel do aluno
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Receptivo
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Agente
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