VOZES FEMININAS

quinta-feira, 31 de março de 2016

A FILOSOFIA PEDAGÓGICA PARA PROJETOS

PODEMOS AMPLIAR NOSSAS AÇÕES EM UM PROJETO?


Para aprofundar um pouco mais sobre a filosofia que permeia os projetos que venho desenvolvendo com meus alunos, indico a leitura de um artigo de Léa da Cruz Fagundes, Co-Autores Luciane Sayuri Sato/ Débora Laurino Maçada, com o título “Projetos?O que é ? Como se faz?” O qual nos faz refletir sobre as posturas e ações pedagógicas no ambiente escolar e seus diversos entendimentos.

A reflexão do referido artigo nos permite um olhar mais cuidadoso nas ações que envolvem um projeto. Coloco abaixo o quadro da Autora que, esclarece algumas questões filosóficas sobre sua execução.




ENSINO X APRENDIZAGEM

Ensino por projetos
Aprendizagem por projetos
§                     Autoria:
Quem escolhe o tema?
Professores, coordenação pedagógica
Alunos e professores individualmente e, ao mesmo tempo, em cooperação
Contextos
Arbitrado por critérios externos e formais
Realidade da vida do aluno
A quem satisfaz?
Arbítrio da seqÃ?¼ªncia de conteÃ?ºdos do currículo
Curiosidade, desejo, vontade do aprendiz
Decisões
Hierárquicas
Heterárquicas
Definições de regras, direções e atividades
Impostas pelo sistema, cumpre determinações sem optar
Elaboradas pelo grupo, consenso de alunos e professores
Paradigma
Transmissão do conhecimento
Construção do conhecimento
Papel do professor
Agente
Estimulador/orientador
Papel do aluno
Receptivo
Agente














Nenhum comentário:

Postar um comentário