VOZES FEMININAS

terça-feira, 29 de novembro de 2016

PROJETO BEM ME QUER ETAPA FINAL!!!


RELATÓRIO DA SALA

A turma do 5º ano D termina o ano letivo de 2016 com  29 alunos sendo 17 meninos e 12 meninas. Logo no inicio do primeiro trimestre analisando o perfil da turma notou-se uma enorme intolerância nas relações com o outro, mediante a situação que, impedia o bom andamento das aulas a professora abriu um grande debate para solução de problemas, o qual resultou no projeto anual batizado pelos alunos de “Bem me quer”.


Dentro do projeto foram trabalhadas diversas questões e a interdisciplinaridade dos conteúdos para o ano do ciclo.  Cada etapa estava intrinsecamente ligada às necessidades levantadas pelo grupo e as demandas ocorridas no processo da seguinte maneira:
1)                        Na primeira etapa realização de dinâmicas e sensibilizações objetivando a percepção do outro (os pais também vivenciaram esta etapa);
2)                         A segunda etapa trabalhava os diversos sentimentos e desejos da pré-adolescência e como lidar com eles;
3)                        Na terceira etapa contamos com a ajuda de figuras humanas que receberam o prêmio Nobel da paz para trabalhar o altruísmo;
4)                        A quarta etapa propiciou momentos de autoavaliação e resolução de desentendimentos anteriores;
5)                        Já na quinta etapa a proposta foi de ampliar o olhar e rever toda a construção através de um mapa conceitual;
6)                        A concretização das questões absorvidas no projeto, foram executadas na sexta etapa que, propiciou momentos de compartilhamento do projeto para os demais alunos das outras salas, bem como a comunidade escolar;
7)                        Na sétima e última etapa a proposta concentrou-se em ampliar a visão e analisar dados gráficos sobre diversos tipos de violência e suas consequências.
Ressaltamos que as questões que envolvem a Língua Portuguesa tiveram destaque em todas as etapas do projeto, pois, eram realizados debates e seminários que elevaram o nível de oralidade e discurso de todos, as produções elaborativas escritas eram constantes sendo individuais e em grupo exigindo de cada um e todos uma constante revisão de textos a fim de aperfeiçoar as estratégias discursivas.
Nas questões que envolveram a matemática a proposta partiu de mapas conceituais e analises de gráficos de situações reais que, colaboraram para um entendimento mais amplo desse portador, demonstradas na última avaliação de matemática do trimestre.
Em história e geografia a percepção de mundo foi ampliada a partir de pesquisas que envolveram os premiados pelo Nobel da Paz, e os ensinamentos da mitologia grega.
Em ciências foram explorados as reações biológicas causadas em momentos de conflitos, e seu contraditório.
Conforme relatado no primeiro conselho de classe do corrente onde observamos que a turma tinha muita clareza dos direitos, mas, uma enorme desídia com os deveres, observamos que a desídia diminuiu fazendo com que muitos reconheçam seus deveres e uma pequena parcela ainda reluta com essas questões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário