PARA ATENDER ALGUNS PEDIDOS COLOCO ABAIXO MAIS ALGUMAS INFORMAÇÕES DO PROJETO DESENVOLVIDO NO ANO DE 2015 SOBRE AS QUESTÕES RELACIONADAS COM O MEU AMBIENTE MAIS ESPECIFICAMENTE SOBRE A ÁGUA.
ROSANGELA APARECIDA DE
JESUS - A ÁGUA, EU E O FUTURO
Justificativa
Durante a apresentação do projeto
anual da escola sobre “Meio Ambiente”, um aluno fez um questionamento sobre a
água devido à crise (no inicio de 2015) hídrica da região, despertando interesse
pelo tema em toda a turma, gerando o trabalho desenvolvido pelos alunos do 3º
ano C. Mediante diversos questionamentos foi desenvolvida uma roda de conversa
para levantar os conhecimentos prévios, o qual revelou diversas dúvidas sobre o ciclo da água, porque de sua
economia, os mananciais e quais eram os motivos
da mídia tornar o assunto tão recorrente. Para sanar uma diversidade de
dúvidas e questionamentos foi proposta uma pesquisa individual (como tarefa de casa) sobre os diversos
assuntos tratados em aula. No dia marcado para a explanação das tarefas, foi
observada muita surpresa com: a porcentagem da água potável no planeta, a
relação manancial x desmatamento; regiões afetadas; a grande quantidade de água
utilizada pela industria; o desperdício e suas consequências a médio e longo
prazo; bem como a professora colocar uma câmara filmadora no fundo da sala de
aula para gravar todas as contribuições e duvidas (apropriação da TIC) para
que, no final do projeto que teria a princípio duração de seis meses, todos
poderiam perceber as mudanças ocorridas no processo.
Ficou notória a necessidade de aprofundamento
do tema marcada por desconhecimento, informações fragmentadas e
curiosidade, pois a curiosidade foi
muito marcante demonstrando uma enorme vontade em se apropriar dessa questão
tão veiculada na mídia e, poder fazer um juízo de valor sobre os assuntos
relacionados à água no momento atual, munidos de conhecimentos e
argumentações.
A proposta para a turma foi
um trabalho em divisão de seis grupos de livre escolha, sendo que cada grupo
abordaria uma problemática atual envolvendo a água utilizando recursos midiáticos (auxiliado
pela professora) no seu desenvolvimento, porque após ver a aula toda gravada (postada
no blog em 06.06.2015), todos demonstraram a vontade de utilizar os recursos
midiáticos para corroboram com o projeto. A primeira reunião foi para definir o
assunto de cada grupo, onde deveria ser escolhida uma temática de interesse da
maioria dos componentes do grupo, para depois definir ações e estratégias
para executar suas atividades
específicas.
Objetivos
Tendo como objetivo geral à
garantia do acesso dos alunos para questões que visem conscientização sobre a
importância de cuidar, valorizar e preservar o meio ambiente e conservar seus
recursos naturais. E mais especificamente elevar
a conscientização dos alunos sobre a
importância da água, agregando a comunidade escolar; Agir de forma
crítica e reflexiva mediante os problemas ambientais; Analisar criticamente e
reconhecer o entorno onde vive; Praticar e discutir sobre formas
alternativas de ações, para cuidar melhor do meio ambiente. Divulgar os
trabalhos realizados durante o projeto em proporções maiores objetivando
atingir um número maior de pessoas com mensagens que alertem os cuidados que
todos devem ter com a água.
Conteúdos
Curriculares
O Projeto
teve como base a Interdisciplinaridade o
que possibilitou a integração das diversas áreas do
conhecimento (Português, Matemática,Geografia,Arte, Ciências) , utilizando diferentes gêneros textuais (história em
quadrinhos, música, entrevista, fábulas, teatro e textos informativos) ; elaboração de ilustrações e
cartazes; atividades relacionadas a linguagem de animação e vídeo; situações
didáticas de reflexão e problematização; realização de trabalhos e pesquisas
individuais em grupo e a participação efetiva da família no desenvolvimento do
trabalho, bem como apropriação da TIC para dentro da sala de aula.
Metodologia
Depois que
os alunos se organizaram em seis grupos de livre escolha, tiveram como tarefa
eleger coletivamente um assunto
discutido sobre a temática para concentrar
suas pesquisas, algumas intervenções pontuais foram necessárias para que
todos compreendessem os princípios de um trabalho desenvolvido em grupo,
dinâmicas para sensibilizar e conceituar um trabalho em equipe, resultaram em
uma expressiva diminuição de conflitos. Após as intervenções, começaram a
surgir o foco de pesquisa de cada grupo. A ordem dos grupos foi definida por
suas manifestações e nessa fase a estratégia pedagógica concentrou-se em
condensar a idéia principal do grupo fazendo diversos questionamentos sobre
suas intenções e o que pretendiam com suas ações, objetivando sua estruturação
mais coesa. Além das intervenções da professora a turma também fazia questionamentos
e sugestões, em uma das sugestões da
turma surgiu a necessidade de nomear cada grupo, que teve uma aceitação
unânime, então, os grupo realizaram em votação interna, criando sua identidade,
o que fortaleceu ainda mais o enlace da equipe. Nesse momento lancei a proposta
de divulgar os trabalhos de cada grupo em meu blog e no youtube, o que criou
muita empolgação, porém alertei que só seria possível tal ação após o
consentimento dos pais, os quais ao tomar contato com o projeto a ser desenvolvido
consentiram e se colocaram à disposição para ajudar e participar no que fosse
necessário.
O projeto
assume uma proporção maior, pois todos perceberam que os recursos fornecidos
pela WEB seriam uma grande ferramenta para um aprendizado significativo. Então
começou uma intensa apropriação dos recursos midiáticos por toda a turma. O que
resultou na montagem de um plano de aulas mais especifico para os momentos na
sala de informática, a manipulação dos alunos com filmadora, maquina
fotográfica, celulares, rádios e notbook. O que instalou uma nova
intencionalidade no projeto, contribuindo significativamente para um
amadurecimento do grupo que, provocou uma ampliação nas estratégias
pedagógicas, pois, a turma percebeu que seus trabalhos poderiam ultrapassando os
muros da escola tendo maior visibilidade e compartilhamento.
Antes do
projeto propriamente dito é necessário salientar que outras publicações foram
realizadas complementando as elaborações feitas pelos alunos que se apropriaram
dos recursos da TIC apresentada pela professora. Após as primeiras publicações,
essa nova postura do grupo se confirmou, resultando em um feedback em forma de
vídeo das aprendizagens significativas,
para a família apreciar, o qual foi
exibido em reunião de pais, postado em 03.09.2015. Os pais também
adquiriam um novo olhar e também retribuíram o gesto com um vídeo para o dia
das crianças postado em 11.10.2015.
Ao abordar a
turma sobre a maneira que iríamos abordar o projeto na mostra cultura, dando as
opções de: eleger um dos trabalhos se, faríamos uma mixagem ou se
apresentaríamos o produto final que foi uma visita ao jardim botânico de São
Paulo, postado em 02.10.2015, eles argumentaram que tudo já era publico e bem
conhecido, que poderíamos criar algo novo. Então aproveitamos uma aula que se
iniciou no translado de volta do jardim botânico, onde ao questionar os alunos
sobre o que acharam do passeio, uma criança questiona os motivos que levam os
homem a destrói a natureza, sendo que ela é tão bela e benéfica para todos. Desse
questionamento surgiram questões de falta de informação e intolerância no
geral, e esses assuntos foram debatidos em sala resultando o vídeo que foi
exibido na mostra cultural com a participação efetiva dos pais, postado em
19.11.2015.
Já que o
feedback foi muito positivo com relação a TIC uma webquest foi montada para uma
atividade de matemática publicada em 05.12.2015. A qual sedimentou a elaboração
da turma quanto à positividade e os benefícios da tecnologia como estratégia
pedagógica para um aprendizado significativo. A estruturação dessa sedimentação
começa com o foco de pesquisa de cada grupo, com as parcerias, as ações
propriamente ditas com apreciação dos registros midiáticos que transcorreu
assim:
O
primeiro grupo trabalhou com uma problemática vivida na escola – TORNEIRAS
ABERTAS APÓS O USO.
Objetivo
do grupo: Campanha
de alerta e conscientização.
Estratégia: Criação do grupo
“Guardiões da Pia”, que contava com todo o apoio e auxilio da turma na
fiscalização do desperdício de água no ambiente escolar.
Produto
Final: Fotonovela
publicada no blog em 7/6/ 2015
O
segundo grupo trabalhou com uma história de autoria.
Objetivo
do grupo: Criar
uma história sobre o tema.
Estratégia: Criação do grupo “Vilões do
Desperdício”.
Produto
Final: Produção
da HQ “Regenerados Vilões” que preservam e cuidam da natureza. Publicado no
blog em 24/6/2015.
O
terceiro grupo trabalhou com teatro de dedoches.
Objetivo
do grupo: Criar
uma história de acordo com as características do conto “Alice no País das
Maravilhas”.
Estratégia: Desenvolvimento da
fábula “As aventuras de Rosinha no país da natureza”, envolvimento e
colaboração de toda a turma com o grupo.
Produto
Final: Teatro
de dedoches – “Os dedoches amigos da natureza”.
Publicado
no blog em 30/07/2015
O
quarto grupo trabalhou com a elaboração de um rap sobre os
mananciais.
Objetivo
do grupo: Escrever
um rap sobre o assunto que estavam pesquisando
- Os mananciais
Estratégia: Envolvimento e
colaboração de toda a turma com o grupo “Os meninos do manancial”.
Produto
Final: Rap
“SOS Manancial” publicado no blog em 12/08
O
quinto grupo trabalhou com livros de histórias.
Objetivo
do grupo: Demonstrar
a importância e a magia da literatura.
Estratégia: Em parceria com o
segundo grupo demonstrar que a leitura muda posturas de convivência social.
Produto
Final: Vídeo
Clipe “A magia do espelho literário”.
O
sexto grupo chamado “Brinquedo de criança em notícia” trabalhou
com entrevistas.
Objetivo
do grupo: Fazer
um programa de entrevistas.
Estratégia:
Entrevistar
os colegas permitindo que eles relatem suas pesquisas e experiências.
Produto
Final: Entrevista
publicada no blog em 20/09/2015.
Adequação das propostas caso haja alunos com
necessidades educacionais especiais – NEE
A adequação para suprir as
necessidades desse aluno foi realizada com intervenção individualizada quando a
comanda se concentrava em leitura individual e interpretação, onde a professora
auxiliava na leitura e por algumas vezes era sua escriba, nos momentos de
reunião de grupo a parceria foi soberana, pois no desenvolvimento das ações ele
exercia uma participação efetiva e quando demonstrava duvidas ou receios alguém
sempre estava perto para auxiliar ou esclarecer. O serviço especializado do
município conta com um professor itinerante que tem uma proximidade com a sala
de aula que, confirmou a importância do projeto para o avanço pedagógico do
aluno e o seu entusiasmos na realizações das atividades como membro de um
grupo.
O aluno atingiu um alto nível
de superações através do desejo de participar da comunicação escrita através da
WEB, ele me pediu várias vezes que escrevesse em seu caderno o endereço do blog
e do youtube, em todos os pedidos escrevi e orientei que ele pedisse ajuda para
sua mãe. Antes que eu conversasse com a família para orientar nesse
procedimento veio à surpresa. Ele pega o celular da mãe e escreve um comentário
na postagem do dia 05.06.2015, para os profissionais que trabalhavam com esse
aluno foi unânime reconhecer sua apropriação do letramento e entender o
comentário mesmo que o recurso do celular que completa palavra atrapalhou um
pouco sua ação. Seu comentário foi impresso e levado como um dos registros
evolutivos do aluno para conselho de sala. Confirmando o avanço do aluno, hoje
ele estuda em outro período o que dificulta um contato pessoal, mas fui
surpreendida por mais um comentário seu no youtube em uma postagem desse ano de
04.05.2016, onde ele pergunta se me recordo dele, sua inscrição no meu canal e
relatando que também possui um canal e ficaria agradecido de eu me inscrevesse.
O aprendizado foi internalizado.
Avaliação
O
aprendizado foi se construindo através da curiosidade e dos desafios propostos,
pois as questões que envolvem a tecnologia deixaram de ter um caráter meramente
social e adquiriram um significado acadêmico no percurso de aprendizagem da
turma, se colocando a serviço de um projeto que os deixou atuantes como
pesquisadores, e essa atuação permitiu novas descobertas, um espírito de equipe
contagiou a turma, a preocupação com a natureza ganhou discursos coesos, as
habilidades artísticas foram expostas,
elevação da oralidade e produções textuais, a presença e atuação das
famílias elevaram a autoestima e uma maturidade cresceu nas atitudes cotidianas
escolar.
As
formas avaliativas foram diversas e recorremos também para a tecnologia nesses
momentos em que os alunos faziam autoavaliação e colocavam os aprendizados que
julgassem mais significativos, roda de conversa, debates, relatos de pesquisas:
individuais, em grupo e na escola.
Autoavaliação
Como meus alunos minha
aprendizagem foi movida pela curiosidade e pelo desafio de desenvolver um
trabalho com a turma, que seguisse todos os princípios norteadores de um
projeto, a apropriação efetiva de recursos que garantissem uma postura didática
para ensinar os recursos de animação, filmagem e edição dos trabalhos, a função
da família assumiu um outro caráter que vai além da parceria e assume questões
formativas.
Como esse projeto tomou grandes
proporções e a expectativa era grande, minha dedicação contou com horas extras
de pesquisa e estudos que foram gratificantes e frutíferas, a medida que
observava os avanços de todos. Para desenvolver um projeto na sua essência
estive como cursista do PNAIC – Pacto nacional da alfabetização na idade certa,
que nesse modulo tratou das questões que envolvem projetos, também cursista do
PROINFO, o qual garantiu sua execução digital.
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