VOZES FEMININAS

quinta-feira, 25 de maio de 2017

VELOCIDADE: SOCIEDADE DO CONHECIMENTO X INSTITUIÇÃO ESCOLAR

O ALERTA DA FÁBULA

Para falar de velocidade vamos nos remeter neste momento a uma fábula de Esopo “ A Lebre e  A Tartaruga” para fazermos uma analogia.
Na fábula, a tartaruga depois de muito perder em corridas contra a lebre, saiu vitoriosa de uma corrida devido a soberba da lebre.
Agora nos remetendo ao título desse texto e fazendo comparações com a fábula, podemos classificar a sociedade do conhecimento como a Lebre que, é muito veloz e sagaz, mas, não tem nada de soberba.
A instituição escola como a Tartaruga que, a passos lentos vai ao longe mas, precisa perceber que está inserida no conjunto da sociedade do conhecimento e, seus passos necessitam ser mais largos e a sua velocidade deve acelerar mais pois, observando a realidade da escola pública percebemos que, ainda em muitos lugares do Brasil a lousa e o giz são os recursos mais utilizados dentro da rotina escolar. Não que a lousa e o giz não tenham utilidade mas, o professor ainda continua na idade da Pedra, isto é, com uma pedra na mão escrevendo com outra pedra!
Há uma necessidade urgente de repensar mecanismos para  acelerar a velocidade didática e as estratégias pedagógicas dentro da instituição escolar, fornecendo um acesso de fato para o corpo discente frente às novas  tecnologias. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário