VOZES FEMININAS

quarta-feira, 7 de setembro de 2016

EDUCAÇÃO INFANTIL: ABORDAGENS CURRICULARES

Ao iniciar a leitura de Maévi Anabel Nono, que é da UNESP – Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas Departamento de Educação São José do Rio Preto, em seu texto Currículo na Educação Infantil, http://www.acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/284/1/01d13t01.pdf  logo em sua primeira página quando ele destaca a fala de Anelise Monteiro do Nascimento,  me chama a atenção seu destaque sobre o protagonismo da criança na educação infantil. Refletindo sobre esse protagonismo acredito que a instituição escola deve dedicar alguns momentos nos seus horários de planejamento para, de fato, discutir o que significa etimologicamente o protagonismo dentro da rotina da escola, pois,  ele é fundamental para que a escola incorpore a nova sociedade do conhecimento nas praticas pedagógicas diárias e, o protagonismo se torne pré-requisito na construção do projeto político pedagógico dessa escola, como uma mola que impulsiona os níveis de excelência.
Um bom começo para essas discussões poderá ter como ponto de partida a Resolução CNE/CBE n. 5, de 17 de dezembro de 2009, em seu Art. 8º, que trata da proposta pedagógica das instituições, destaco :

“§ 1º IV - o estabelecimento de uma relação efetiva com a comunidade local e de mecanismos que garantam a gestão democrática e a consideração dos saberes da comunidade;”

A partir do momento que a instituição escola tiver essa concepção enraizada em seus pilares, se tornará muito mais simples esse protagonismo em toda a extensão do (PPP) de cada escola.
Complementando esse circuito de discussões e estudos nos momentos de planejamento coletivo o  Art. 9º, pode fornecer elementos consistentes para a sociedade do conhecimento muito discutida por Nóvoa http://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/685/1/21205_ce.pdf , destaco:

“XII - possibilitem a utilização de gravadores, projetores, computadores, máquinas fotográficas, e outros recursos tecnológicos e midiáticos”.

Pois quando os conhecimentos prévios das crianças no que se refere à tecnologia, são utilizados nas questões formais do conhecimento, as elaborações de cada um e de todos podem atingir novos e melhores índices de aprendizado. 

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