Ao iniciar a leitura de Maévi
Anabel Nono, que é da UNESP – Instituto de Biociências, Letras e Ciências
Exatas Departamento de Educação São José do Rio Preto, em seu texto Currículo
na Educação Infantil, http://www.acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/284/1/01d13t01.pdf logo em sua primeira página quando ele
destaca a fala de Anelise Monteiro do Nascimento, me chama a atenção seu destaque sobre o
protagonismo da criança na educação infantil. Refletindo sobre esse
protagonismo acredito que a instituição escola deve dedicar alguns momentos nos
seus horários de planejamento para, de fato, discutir o que significa etimologicamente
o protagonismo dentro da rotina da escola, pois, ele é fundamental para que a escola incorpore
a nova sociedade do conhecimento nas praticas pedagógicas diárias e, o
protagonismo se torne pré-requisito na construção do projeto político
pedagógico dessa escola, como uma mola que impulsiona os níveis de excelência.
Um bom começo para essas
discussões poderá ter como ponto de partida a Resolução CNE/CBE n. 5, de 17 de
dezembro de 2009, em seu Art. 8º, que trata da proposta pedagógica das
instituições, destaco :
“§ 1º IV - o estabelecimento de uma relação
efetiva com a comunidade local e de mecanismos que garantam a gestão
democrática e a consideração dos saberes da comunidade;”
A partir do momento que a
instituição escola tiver essa concepção enraizada em seus pilares, se tornará
muito mais simples esse protagonismo em toda a extensão do (PPP) de cada
escola.
Complementando esse circuito de
discussões e estudos nos momentos de planejamento coletivo o Art. 9º, pode fornecer elementos consistentes
para a sociedade do conhecimento muito discutida por Nóvoa http://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/685/1/21205_ce.pdf
, destaco:
“XII -
possibilitem a utilização de gravadores, projetores, computadores, máquinas
fotográficas, e outros recursos tecnológicos e midiáticos”.
Pois quando os conhecimentos
prévios das crianças no que se refere à tecnologia, são utilizados nas questões
formais do conhecimento, as elaborações de cada um e de todos podem atingir
novos e melhores índices de aprendizado.
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