VOZES FEMININAS

sexta-feira, 26 de junho de 2015

SUPRESAS NO PROCESSO

AVALIANDO E REAVALIANDO AS AÇÕES DO SEMESTRE

A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria.

Semestre terminando e férias chegando! Nessa etapa do ano letivo todos professores e alunos, necessitam de uma parada estratégica para renovar as energias, arejar a mente, fazer tudo e nada ao mesmo tempo, quebrar a rotina, enfim se deixar envolver pelo ócio, o qual é extremamente produtivo e energizante para quem atua dentro da esfera escolar.
E nessa atmosfera de contagem regressiva, temos aqueles momentos coletivos e/ou individuais de avaliar e reavaliar as ações desenvolvidas, para nortear o segundo semestre, o qual por muitas vezes trás a sensação de passar muito rápido, não é mesmo? Então precisamos ser estratégicas para atingir tudo que pretendemos desenvolver em nossas ações pedagógicas, mas voltando ao final do semestre o compartilhamento de hoje é a reflexão sobre o andamento do projeto escolar anual, o qual trouxe gratas surpresas pois, ao introduzir um programa para desenvolver histórias em quadrinhos o Hagáquê, na rotina da sala de aula, a ludicidade da ferramenta resultou em produtivas surpresas.
Para que nossos alunos avancem em seu percurso de aprendizagem, utilizamos uma imensa gama de recursos, e em determinados momentos do processo não temos o retorno desejado, mas não desistimos de buscar novos recursos. Nessas busca o hagáquê se revelou um poderoso instrumento, pois transformou-se em uma produção realizada por um grupo de alunos que, vem demonstrando uma rápida e veloz  ascensão dentro do processo de letramento e descobrindo novas possibilidades para no seu caminhar pela estrada da aprendizagem que está recheada com milhares de aventuras!

Nenhum comentário:

Postar um comentário